Facebook Scripts

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Top 10 - Cidades históricas

Olá amigos leitores!

Este post fala um pouco das 10 cidades históricas mais legais para conhecer na minha opinião (embora eu não tenha ido a todas). Como toda lista, sempre há divergências. Fique a vontade para expressar sua opinião e fazer a sua própria lista nos comentários ;)





10. Jerusalém - Israel


"No curso da história, Jerusalém foi destruída duas vezes, sitiada 23 vezes, atacada 52 vezes, capturada e recapturada 44 vezes". Ela é uma das cidades mais antigas do mundo e só isso já seria o suficiente para torná-la especial, mas ainda tem Jesus, Rei Davi, Maomé e uma penca de gente importante que viveu ou passou por lá (Veja mais no blog 13 anos depois).


9. Pequim - China


Pequim é uma das cidades mais antigas da Ásia, e foi capital do império chinês de 1421 a 1911, voltando a ser capital da China em 1949. A cidade reúne o velho e o novo e tem uma arquitetura magnífica (Veja mais no blog Preciso Viajar).


8. Paris - França

A Riqueza de Viajar - Paris - Cidades Históricas

Cidade de história extremamente importante, graças à Revolução Francesa, Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, entre outros, Paris poderia estar melhor posicionada pela sua história, se não fosse pela grande reurbanização que ocorreu durante o Segundo Império, comandado por Napoleão III e que modificou completamente a cidade em 20 anos, destruindo suas construções medievais (Veja mais sobre Paris no post Paris - França).


7. Lisboa - Portugal

A Riqueza de Viajar - Lisboa - Cidades Históricas

A capital do nosso País-irmão é considerada uma das cidades mais antigas da Europa. Há achados que mostram que a atual Lisboa já foi habitada (ou frequentada) por Fenícios em 1200 a.C. que a chamavam de Alis Ubbo que significa "porto seguro". Especula-se que colônia era de extrema importância como ponto de parada para navios que visitavam a Grã-Bretanha para obter estanho. A cidade passou por uma grande transformação após o terremoto-incêndio-tsunami que destruiu a cidade quase que por completamente no século XVIII (Veja mais no post Lisboa - Portugal).


6. Salvador - Brasil

A Riqueza de Viajar - Salvador - Cidades Históricas

Ok, podem dizer que é bairrismo, já que venho de lá, mas Salvador apesar de relativamente nova, comparada a cidades antigas do velho mundo, foi a primeira capital do Brasil e uma das primeiras cidades das Américas, mantendo-se como maior cidade e porto do hemisfério Sul por um longo período. A cidade é possivelmente a que mais preservou sua história no Brasil e tem uma cultura única no mundo, consequência de toda sua mistura. Apesar de vir de lá, ainda não escrevi um post sobre Salvador, mas um amigo o fez no blog dele, clique aqui para ler mais no História e Viagem. Há também aqui no blog um pequeno post em homenagem à Independência da Bahia, conheça mais clicando aqui.


5. Marrakech - Marrocos

A Riqueza de Viajar - Marrakech - Cidades Históricas

Segunda maior cidade do Marrocos, a cidade de Marrakech foi um acampamento Berbere até aproximadamente 1060 quando o imperador Almorávida começou a construção da capital do seu império no local que hoje conhecemos como a Medina antiga. Rapidamente a cidade cresceu devido ao forte comercio aqui realizados pelos Magrebes (Veja mais no blog História e Viagem).


4. Machu Picchu - Peru

A Riqueza de Viajar - Machu Picchu - Cidades Históricas

Machu Picchu é a famosa cidade perdida dos Incas, que só foi (re)descoberta em 1911, e encanta pela sua beleza e pela sua história. Fundada no século XV pelos Incas, ela guarda sua estrutura original praticamente intacta. Clique aqui para ler mais.


3. Berlim - Alemanha

A Riqueza de Viajar - Berlim - Cidades Históricas

Pensar em Berlim é pensar em história. Capital do mundo germanófono, ela traz consigo as feridas cicatrizadas e as lições de uma cidade que passou por inúmeras guerras. Lá, você encontrará muitos museus sobre as guerras, principalmente a segunda mundial, além de lugares que foram preservados, como uma igreja bombardeada e campos de concentração, e outros tantos monumentos que te farão refletir sobre tudo isso (Veja mais no post Berlim - Alemanha).


2. Atenas - Grécia

A Riqueza de Viajar - Atenas - Cidades Históricas

Atenas era o centro da Grécia Antiga e influenciou o mundo com seus pensamentos culturais e artísticos, sendo considerada o berço da civilização ocidental. Hoje em dia é uma cosmopolita cidade, onde o antigo convive em perfeita harmonia com o moderno. Além disso, o povo grego é muito acolhedor e divertido. Clique aqui e leia mais no post Atenas - Grécia. Você pode ler também aqui no blog sobre a ilha grega, Mykonos.


1. Roma - Itália

A Riqueza de Viajar - Roma - Cidades Históricas

É incrível conhecer a história e ver que vários valores que são válidos ainda hoje têm origem em Roma, séculos e séculos atrás. Que várias ações que mudaram o mundo aconteceram ali, e que você pode circular livremente por onde imperadores e senadores tomaram decisões importantes. Por tudo isso e por ter preservado a sua história, Roma é, na minha opinião, a cidade mais legal para visitar pela sua história. Clique aqui e descubra mais no post Roma - Itália.


Conheça e curta nossa página no facebook e fique sempre por dentro das novidades:
A Riqueza de Viajar (Clique para conhecer)



E você? Qual a sua lista? Deixe sua opinião nos comentários!

Posts relacionados:
Eurotrip - Primeira Vez na Europa - Vai viajar para a Europa pela primeira vez? Veja nosso roteiro com as cidades fundamentais!
Seguro Viagem - Saiba se você precisa de um e tire suas dúvidas.
Top 10 - Conheça as Melhores Ilhas do Mundo - Cada ilha mais bonita que a outra!
Top 10 - Melhores Praias da Europa - 10 praias que você precisa conhecer na Europa.
As maiores Crises Econômicas da História do Mundo e para Onde Estamos Indo - Se você gosta de História, vai gostar deste post
Viajar é a única coisa que você compra e que te deixa mais rico
Como comprar ingressos para as atrações turísticas mundo afora
Atenas - Grécia
Pisa - Itália
Florença - Itália
Paris - França
Roma - Itália
Amsterdã - Holanda
Londres - Inglaterra
Berlim - Alemanha
Barcelona - Espanha

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. jerusalém, Machu Picchu, Atenas, Roma e Constantinopla são as mais ricas em história e muito bonitas!

    ResponderExcluir
  2. Já conheci Paris, Lisboa,Berlim, Salvador e Roma. Ano que vem pretendo conhecer Machu Picchu.

    ResponderExcluir
  3. Top cidades uma pena que no Brasil so tem Salvador.

    ResponderExcluir
  4. Ainda mais rica em história é a cidade de Cusco, ponto de partida para visita a Machu Pichu. Foi capital do Império Inca, que se estendia do norte do Equador até o centro do Chile e depois Vice-Reino do Peru, uma divisão administrativa da Espanha que englobava grande parte da América do Sul e da América Central. Possui inúmeros sítios arqueológicos e construções históricas.

    ResponderExcluir