Facebook Scripts

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Roma - Itália

Todos deveriam ao menos uma vez na vida ir a Roma, o berço da civilização ocidental.

É incrível conhecer a história e ver que vários valores que são válidos ainda hoje têm origem em Roma, séculos e séculos atrás. Que várias ações que mudaram o mundo aconteceram ali, e que você pode circular livremente por onde imperadores e senadores tomaram decisões importantes.


O povo é alegre como os brasileiros e se você tentar falar italiano eles são muito simpáticos, e eu recomendo muito tentar aprender o básico, já que a língua é muito próxima do português e dá para entender muita coisa do que eles falam e se fazer entendido também. Não se preocupe se vai falar com a gramática incorreta ou conjugar tudo no infinitivo. A comunicação é o mais importante, e fazer isso torna a sua viagem ainda mais divertida. Você não precisa perder tanto tempo para isso, procure o básico na internet e o resto você tenta fazer conversões do português para o italiano.

Procure andar sempre a pé pelo centro. É fantástico como Roma tem coisas históricas e legais para conhecer por qualquer lugar que você ande.





Onde ficar:

Eu fiquei no albergue Ivanhoe, que é muito bem localizado e pequeno. O albergue tinha um salão central com uma mesa grande e computadores, e as portas dos quartos davam todas nesse salão. Havia dois funcionários que ficavam sempre na recepção e eram bem engraçados. Eles sempre colocavam música alta no início da noite e ficavam cantarolando (não tente dormir nesse horário). Todas as noites tinha macarronada inclusa (Clique aqui para ver mais sobre o hotel Ivanhoe).

Havia pontos negativos também. Eles lavam o albergue todos os dias às 10h e se você não estiver acordado, eles te acordam para você sair do quarto (difícil acordar cedo depois de uma festa no dia anterior). O albergue também não tem muita estrutura, é bem simples.

Esse e outros albergues e hotéis você encontra com os melhores preços através da parceria do Booking com A Riqueza de Viajar, clicando aqui para ver a lista completa de hóteis de Roma, ou buscando no quadro abaixo:

Booking.com


Trânsito em Roma:

Eu achava que o trânsito no Brasil era desorganizado, mas depois que conheci Roma o trânsito brasileiro até que é bom.

Nas ruas com 3 faixas, sempre paravam 4 filas de carros no semáforo.

Sempre que um turista atravessava a rua porque o semáforo de pedestres estava verde, um carro passava loucamente xingando o pobre turista: "CAZZO!".


Pedindo informações a imperadores:

Nunca deixe de pedir informações a imperadores, eles sempre vão te indicar a direção correta.

Pedindo informações em Roma - Itália
- Dove posso trovare il Coliseo?

- Dove posso trovare il Coliseo?
- Già ti ho detto che è là!! Ma che cazzo!


O que comer:

É até difícil indicar alguma comida específica para comer na Itália, visto que há uma enorme variedade de pratos deliciosos, à base de bastante carboidrato.

O ideal é tentar sempre experimentar coisas novas, que você não vai encontrar facilmente onde você mora. Há muitas massas, queijos, presuntos, risotos, molhos e vinhos excelentes. Prove o máximo que você puder.

Não deixe de provar também os sorvetes italianos, são muito bem feitos.

Numa das sorveterias que fui, conversei com um senhor italiano fanático por futebol muito simpático. Eu estava com a camisa do Inter de Milão e ele brincava comigo fazendo sinal de negativo já que ele torcia para o Roma. Eu falei para ele numa mistura de italiano e português:
- Tem um jogador italiano que eu gosto muito!
Ele abriu um sorriso e seus olhos brilharam quando eu falei isso, e então perguntou:
- Qual?
E eu:
- Roberto Baggio!
Nem precisa dizer que ele falou um monte de palavrão em italiano, mas sempre com bom humor.

Buon appetito!


Onde sair:

Há festas para todos os gostos em Roma, de diversos tipos de música. Os italianos gostam muito de festas e são muito animados.

Os melhores bairros para sair e onde há grande concentração de bares e boates são Ostiense, Testaccio e Trastevere.

Lembre-se de sair muito bem vestido e de sapato (e não tênis). As pessoas costumam se vestir muito bem para sair e você pode se sentir um lixo se sair mal vestido.

Os homens na Itália se vestem de uma maneira meio "fashion-estranha", cheios de gel no cabelo e com uns topetes gigantes e a gola da camisa levantada, o que vai te fazer se sentir o cara mais normal do mundo.

As mulheres são muito bonitas e charmosas e é muito bonito ouvi-las falar em italiano.

Seguro Viagem

Na Europa, países signatários do acordo Schengen exigem seguro com cobertura mínima de 30 mil euros para qualquer viajante. São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Holanda, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.

No banner abaixo, disponibilizamos um comparador de Seguros da Real Seguros, através dele, você pode comparar o custo e os itens cobertos de várias seguradoras diferentes. (Ou clique aqui para ler nosso post sobre seguro viagem)




Lugares indispensáveis:

Apesar de Roma ter algo histórico e interessante por todos os lados, há alguns que você não pode deixar de ir.

Coliseu:

O estádio antigo mais famoso do mundo. É lá que os lutadores de UFC e MMA, digo, os gladiadores lutavam.

Foi construído após o grande incêndio de Roma, de 64, provavelmente entre os anos de 68 e 79 e era capaz de abrigar 50 mil pessoas, enorme para a época. Foi usado para o entretenimento por cerca de 500 anos, e mesmo com uma tecnologia bem mais atrasada, pôde ser usado por muito mais tempo do que estádios modernos, como o Engenhão.

Dentro dele há um museu com peças históricas usadas lá, esculturas, ossos de pessoas e animais, e plantas arquitetônicas do Coliseu.

O Coliseu é de uma riqueza histórica imensurável e nos faz pensar em por que as pessoas se reúnem em estádios para assistir a massacres. Não mudou muita coisa...


Lado de fora do Coliseu - Roma - Itália
Lado de fora do Coliseu

Dentro do Coliseu - Roma - Itália
Dentro do Coliseu

Dentro do Coliseu - Roma - Itália
Dentro do Coliseu

Desenho do Coliseu


Altare della Patria:

Esse lindo edifício foi construído em homenagem à unificação da Itália e em honra a Vítor Emanuel II, considerado o pai da Pátria.

Lá está o túmulo do soldado desconhecido, morto na primeira guerra mundial, além de museus, como o museu da emigração italiana, que está diretamente relacionado com a história do Brasil.

Edifício construído em homenagem à unificação da Itália e em honra a Vítor Emanuel II, considerado o pai da Pátria
Altare della Patria

Vista panorâmica do alto do Altare della Patria
Vista panorâmica do alto do Altare della Patria

Foro Romano visto de cima do Altare della Patria - Roma - Itália
Foro Romano visto de cima do Altare della Patria

Museu da emigração italiana - Roma - Itália
Museu da emigração italiana



Fontana di Trevi:

A famosa fonte foi construída para marcar o ponto final da Acqua Vergine, de 19 a.C., um dos mais antigos aquedutos de Roma, e foi construída no cruzamento entre três vias (tre vie). O aqueduto funcionou por mais de 400 anos e foi destruído pela invasão dos godos, o que obrigou os romanos a se servirem de água poluída durante a Idade Média.

Com o renascimento, o aqueduto e fonte foram reconstruídos, e a fonte cresceu e ganhou novas formas.

A lenda diz que se você jogar uma moeda na fonte, você voltará a Roma um dia. Eu joguei a minha e espero voltar lá =)

Fontana di Trevi - Roma - Itália
Fontana di Trevi


Vaticano:

A sede da igreja católica é o menor país do mundo, tanto em área quanto em população, e está encravado entre muralhas dentro da cidade de Roma.

Milhões de fiéis visitam o Vaticano todos os anos para contemplar a beleza de sua arquitetura ou assistir a missas do Papa.

O ideal é acordar bem cedo e tirar um dia inteiro para o Vaticano, senão você corre o risco de só conhecer a Praça São Pedro, como aconteceu comigo. É possível entrar nos museus e na Capela Sistina, mas as filas em geral são enormes se você não chegar cedo.


Praça São Pedro - Vaticano - Roma - Itália
Praça São Pedro

Vaticano - Roma - Itália
Visitantes no Vaticano

Guarda Suíça - Vaticano - Roma - Itália
Guarda Suíça Pontifícia

Viaje conectado

Hoje em dia, estar conectado é uma mão na roda e nos ajuda em muita coisa. Nas viagens ao exterior não poderia ser diferente: Poder usar GPS e não se perder, pesquisar sobre transporte público na cidade, pesquisar sobre o que fazer e comprar ingressos para atrações, pedir táxi ou Uber por aplicativo e, claro, postar as suas fotos nas redes sociais e contar as novidades para a sua família e os seus amigos.

Pensando nisso tudo, nós conseguimos fazer uma boa parceria de chips para Smart Phones com a Viaje Conectado, da Yes Brasil, a maior empresa brasileira de venda de chips de celulares no exterior. Eles têm chips para quase todos os países e o mesmo chip pode funcionar em vários países, você não precisa comprar um chip para cada país. Colocando o Cupom ARIQUEZADEVIAJAR10, você tem 10% de desconto em qualquer chip e eles ainda entregam na sua casa, no Brasil, para você já chegar lá usando.

Clique aqui para ver as opções de chip que eles oferecem


Outros lugares e fotos:


Foro romano - Roma - Itália
Foro romano

Senado romano - Roma - Itália
Senado

Ruínas de Roma antiga - Itália
Ruínas de Roma antiga

Foro romano - Roma - Itália
Ruínas do foro romano

Achou!

Ponte Sant'Angelo - Roma - Itália
Ponte Sant'Angelo

Corte de Cassazzione

Pantheon - Roma - Itália
Pantheon

Piazza Colonna

Piazza de Spagna - Roma - Itália
Piazza de Spagna

Il Tempio della Grattachecca

Tente correr enquanto tiram uma foto panorâmica e
você vai ter a melhor foto panorâmica de todos os tempos

Imitando estátuas numa praça de Roma - Itália
Sessão imitando estátuas. Destaque para a imitação de buraco de meu amigo André

O templo de Adriano - Roma - Itália
Il Tempio de Adriano

Gemendo germina. Ardeu? Não, credo.

Vista de Roma


Conheça e curta nossa página no facebook e fique sempre por dentro das novidades:
A Riqueza de Viajar (Clique para conhecer)


Eurotrip - Primeira Vez na Europa - Vai viajar para a Europa pela primeira vez? Veja nosso roteiro com as cidades fundamentais!
Eurotrip - Bella Itália - Um ótimo roteiro para conhecer a bela Itália a fundo.
Avião, Trem ou Ônibus? Qual a melhor forma de viajar entre cidades da Europa? Essa matéria ajuda a responder a dúvida.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Ainda não acredito que não conheço Roma, nem nada da Itália! Preciso consertar erro urgentemente!

    ResponderExcluir
  2. Vim da Itália esse mês. Roma é muito linda e rica em história. Andei tanto pela cidade que estou descansando até hoje. Rsrs.

    ResponderExcluir